04/10/2021
Crescimento Sustentável – Capítulo IV
Recebi uma notificação, e agora?
Calma, não adianta nada se desesperar. Faça uma leitura com bastante atenção e em muitas das vezes uma simples providência, como retificar uma declaração, por exemplo, surte o efeito desejado e atende ao objeto da notificação.
Temos falado muito em trabalhar no preventivo e de novo: essa é sempre a melhor opção. Para o núcleo fiscal da empresa, ter uma rotina de cruzamento de informações é uma ação bastante eficaz e minimiza o impacto desses indesejáveis comunicados do fisco.
Outra providência muito efetiva é sempre acompanhar a saúde fiscal através da CND (Certidão Negativa de Débito). Com isso, se a empresa tem alguma pendência junto à Receita Federal, Estado ou Município, fica sabendo logo e provavelmente atuará na correção bem antes do fisco promover a sua notificação.
As equipes que atuam diretamente com as obrigações acessórias estão sempre muito sobrecarregadas. O volume de dados é altíssimo, os prazos são muito curtos, e por vezes essa correria pode comprometer a qualidade da entrega dessas informações.
Muitas providências podem ser tomadas para mitigar riscos. Monitorar a saúde fiscal, por exemplo, é um grande termômetro e cria uma atmosfera mais segura, e por vezes afasta o elemento surpresa.
Para saber mais, agende uma visita sem compromisso.
